domingo, julho 09, 2006

Recorde merecidamente quebrado

Tive que voltar ao blog agora, pois quero compartilhar minha alegria, surpresa, admiração e etc pelo sucesso que o filme Piratas do Caribe - O baú da morte teve em seu fim de semana de estréia nos EUA. Os valores são estimativas, já que o fim de semana ainda não acabou. Mas nenhum erro provável de estudo vai alterar o recorde quebrado pelo filme.

Antes, a maior bilheteria de um fim de semana de estréia havia sido com o filme Homem Aranha, de 2002, com quase 115 milhoes de dólares, quebrando o recorde recente do primeiro filme da série Harry Potter (90 milhões). Valor intocado desde então.

Pois o que foi que Johnny Depp, Orlando Bloom e Keira Knightley fizeram? Alcançaram os 132 milhões de dólares no fim de semana de estréia. Coisa que um certo superherói passou longe de fazer. Mas também porque aqui com os Piratas, temos o melhor filme do verão americano. É sim um blockbuster, mas ele funciona. E ainda deu para o tal Superman fazer mais 21 milhões (perfazendo um total de 141 em 12 dias, ou seja, quase o mesmo valor no quádruplo de tempo) para os estúdios Warner Brothers, invejosos do sucesso da Buena Vista (aliás, é engraçado notar que a Disney estreou sua nova vinheta - aquela do castelo - com esse filme, pois isso pode significar bons tempos a vir).

O filme ainda baixou o recorde de alcançar os 100 milhões de dólares em dois dias (outros cinco filmes conseguiram em três, o primeiro deles Homem aranha). E a maior arrecadação de um dia de estréia, fazendo 55 milhões na Friday (o recorde anterior era de Star Wars - Episódio III: A vingança dos Sith, de US$50mi). Eu não vi na Friday, vi no sábado, como já escrevi, e para esses assuntos, só vi uma vez, sabe (hehe...)?!

Incrível como por causa dessa personagem da foto, estou vendo o Oscar de efeitos visuais nos planos desse filme. Quanto a ator para Johnny Depp, muitos vão querer, mas não há mais a originalidade, isso aqui é uma sequência, e Johnny é sim muito talentoso, mas vai oferecer coisas ainda melhores. Mas no Globo de ouro já eu acredito que ele pinta, afinal com a separação de categorias e a indicação surpresa para muitos dele por A fantástica fábrica de chocolates (2005), podemos dizer que os ventos sopram a seu favor (refiro-me a indicação). O poder da Disney, e do diretor Gore Verbinsky (o mesmo do primeiro Piratas e do primeiro O chamado) vai dar uma controlada geral nessa bileteria mundial.

Me empolguei mesmo hein? Estava assistindo a Hustle & flow (Ritmo de um sonho), o que termina os filmes indicados a atuações no Oscar desse ano. Aliás o filme venceu uma estatueta na categoria canção com a música de rap It's hard out here for a pimp, que agora eu vejo com outros olhos, afinal devo admitir que o filme é muito bom. Agora vou assistir a Rent - Os boêmios, um musical que nunca chega ao Brasil... aff!